sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Oi gente Boa!

Nem me lembro quando foi a ultima vez que postei nesse blog... Não porque não tenha o que
escrever, pelo contrario, tenho muito o que escrever! Mas minha prioridades são outras, tenho dois filhos pequenos, que precisam da minha atenção, tenho uma casa da qual é minha responsabilidade cuidar e fazer dela um lar, e claro um marido lindo para amar...  Tudo isso, as vezes me impede de sentar e escrever... mas vamos lá! Vou resumir bem resumido como foi o ano de 2017 pra falar um pouco sobre as novidades de 2018

Começamos o ano em 4! Familia, presente maravilhoso, do qual sou grata a Deus por ter! Vivemos dias intensos com a chegada do Arthur, nossa rotina mudou um pouco, mas nada que fosse desesperadamente difícil.
Maria Clara continuou no programa de Estimulação em LIBRAS no Colégio Rio Branco e agora acompanhada de Arthur, que já, desde pequeno, olha atentamente pra tudo e todos! Continuamos também com as sessões de fonoterapia que auxiliam e muito a comunicação oral da Maria Clara! Arthur, usou um aparelhinho durante alguns meses, para estimular e para ele se adaptar ao Implante coclear (falarei sobre isso em outro post).


Foi um ano, interessante, onde os dois me ensinaram de maneira tão simples e natural como é o amor de Deus!
Terminamos o ano, com Maria Clara fechando seu ciclo no Programa de Estimulação do Desenvolvimento (ped) passando ao novo nivel: O "Jardim I", isso mesmo, minha gente, no inicio de fevereiro
Maria começará de fato o currículo escolar,  e graças ao Bom Deus, ela conseguiu bolsa de100%, iremos arcar apenas com o material escolar e uniforme! Foi um grande presente, lembro de ter orado muito por isso,  e em uma manhã de terça feira, Maria Clara e eu oramos, pedindo a Deus que a pessoa mandasse a resposta sobre a bolsa naquele dia, e a tarde, o email chegou! Foi tão bom ver Deus respondendo naquele dia, fortaleceu a minha fé com certeza!
O Colégio, onde Maria vai estudar, é o mesmo que ela fez a estimulação em Libras e o mesmo onde Arthur também participa do mesmo programa. As aulas acontecem no Centro de Educação para Surdos, as aulas serão todas em Língua de Sinais, com professores surdos e ouvintes! A idéia é que a formação de pensamento seja criada na primeira língua dela (lingua de sinais) paralelamente ela aprenderá o português escrito. No Colégio, ela não aprenderá a falar oralmente, apenas em sinais. A parte oral, ela aprenderá no contato com o mundo ouvinte, e nas sessões de fonoterapia.
A mesma coisa acontecerá com o Arthur, mesmo, os dois usando Implante Coclear, escolhemos oferecer pra eles a educação em Libras, pois entendemos que sendo surdos (o implante coclear, não cura a surdez) a primeira língua deles é visual, por isso todos aqui em casa estão se esforçando pra aprender esta língua, não queremos ser pais, que só sabem explicar que tá na hora de comer, ou que precisam ir ao banheiro, queremos muito mais do que isso, queremos uma comunicação efetiva com nossos filhos, e por isso, não podemos esperar que aprendam todas as palavras oralmente.

Maria já enntende muita coisa oral e até fala bastante, mas é impossível, hoje, ter uma boa conversa oral com ela, o que já acontece na língua de sinais!
Arthur está indo no mesmo caminho... hoje ela manhã ele já acompanhou a oração de gratidão pelo café, ele ainda não fala (em sinais) mamãe nem papai, mas já sabe dizer "Obrigado Jesus"! e isso é maravilhoso!!!

A língua de sinais é o caminho que usamos pra chegar até o coração de nossos filhos! Ao mesmo tempo que somos muito gratos pelo Implante Coclear e por tudo que ele esta proporcionando pra Maria Clara e em breve para o Arthur! Ouvir Maria Clara chamar o Célio de "Painho" é emocionante! É maravilhoso ouvir ela cantar! São sentimentos que não dá pra expressar em palavras!

Deus nos deu filhos surdos e com eles uma experiência única de experimentar o amor incondicional dEle, de sentir o pastorear dEle, dando-nos tudo do que precisamos... A experiência de não apenas, ouvir as coisas, mas de perceber e sentir de maneira diferente, especialmente única...








Nenhum comentário:

Postar um comentário