terça-feira, 28 de junho de 2016

Tudo mudou em apenas 1 ano...


Terça feira , 23 de junho de 2015... 15h nossa vida mudou! Estávamos saindo de um exame chamado BERA que mediu o quanto nossa filha escuta... resultado: surdez profunda bilateral. .. Um susto, um choque. .. dúvidas e incertezas.. 
Agosto de 2015...
Visitamos o colégio Rio Branco em Cotia ..Uma escola para crianças surdas que são estimuladas desde cedo. .. Na mesma semana também em Cotia visitamos a nossa fono e amiga Renata Strobilius....Nossa vida estava tomando um rumo em direção a rodovia Raposo Tavares...No mesmo mês também iniciamos o tratamento no hospital das clínicas para a cirurgia de implante coclear. 
Decidimos inserir Maria Clara nos dois mundos ao mesmo tempo: dos surdos e dos ouvintes... E porque?  Porque ela é uma menina surda e ao menos que Deus reverta isso, ela nunca deixará de ser... E ela precisa construir sua linha de raciocínio na língua mãe dela que é totalmente visual... daí a importância do aprendizado da língua brasileira de sinais, que não é uma mímica mas uma língua com estrutura própria e muito bonita por sinal...
Mas também queremos que ela consiga se comunicar com os ouvintes... Porque infelizmente nossa sociedade brasileira não está a preparada para lidar com a surdez ou com a língua de sinais... Alem disso, ouvir um pouco a ajudara na aquisição da lingua portuguesa escrita e abrirá portas no fututo. Por isso seguimos com o implante e terapia para oralização. 
Todo o processo no hospital das clínicas aconteceu muito rápido. .. Maria seguiu todos os procedimaentos para se ter a certeza que a cirurgia era realmente necessária e no dia 29 de maio deste ano, o telefone do Célio tocou e a pergunta da atendente do Hospital das Clínicas foi:
- Houve uma desistência para a cirurgia, vocês conseguem estar aqui em 2 horas para que Maria Seja internada e realize a cirurgia amanhã de manhã? ?
Oi? Como assim? Já?  E o lance de avisar com antecedência?  Hahaha nada disso meu bem... Aqui o negocio e pura emoção. ..
Na hora que o Célio me ligou... entrei em choque! Mandei algumas mensagens para amigos próximos e nem sabia o que dizer ... Só chorar.. E alguns deles só choraram comigo e foi assim que recebi forças para aquelas próximas horas. ..
01 de junho de 2016 7h30
Maria Clara entra na sala de cirurgia em um carrinho de brinquedo. .. E ali dou um bjo e saio.. A pior sensação do mundo!! Deixar sua cria deitada em uma cama fria entrando em um estado de sedação e não poder ficar ali foi terrível. .. Mas por incrível que pareça. . As horas seguintes foram de muita paz pra mim... Fiquei esperando no quarto de internação,  e acho que até tirei um cochilo  tenho a plena certeza que a oração dos inúmeros irmãos naquele dia me fizeram receber aquela paz que excede a todo entendimento....
12h. . Já estava com ela nos meu braços e ali ela ficou durante toda a tarde, só saiu quando o Célio chegou e assumiu o posto.

02 de junho de 2016
Já estávamos em casa... repousando... Foi tudo muito intenso e eu nem sei se já me recuperei direito .. Mas aqui não tem tempo pra ficar ansioso...  A ativação dela acontecerá em breve....Bem breve! Tipo amanhã  (29 de junho) e eu posso dizer que esse mês de Junho foi o mais cheio de coisas acontecendo ao mesmo tempo em minha vida... Não é a toa que me sinto tão cansada e como tanta saudade do meu trio e do microfone...
Em meio a esse turbilhão de coisas ainda descobri que dentro de mim bate um coração masculino!  Estamos esperando o Arthur o grande urso da mamãe. .. Aquele que me fez ver o azul como a cor mais linda deste mundo! Já estamos com 6 meses e foi surpreendente e maravilhosos saber que terei um menino nos braços em breve!

E ainda. .. término do primeiro semestre de LIBRAS na PUC e mudança de apartamento. ..
Enfim.. Em todas essas coisas vi a mão de Deus e consegui sentir o Abraço dele..

Como eu disse... Maria não deixará de ser surda e mesmo com a ativação do implante ela demorará para ouvir e falar ( e isso pode não acontecer). Por isso peço que se você quer se comunicar com minha filha, aprenda LIBRAS. .. Não precisa fazer uma faculdade, veja pequenos vídeos na Internet. .. Já vai ajudar tanto. .. E quem sai ganhando é você mesmo!Existe uma comunidade de pessoas maravilhosas esperando pra conversar com você.  Os surdos são pessoas tão capazes quanto os ouvintes. .. A única diferença é a língua! 
Depois que conhecemos alguns surdos e a comunidade surda, aquelas incertezas e dúvidas sumiram.. ter uma filha surda não é um problema pra mim...

Obrigada por ler esse textão! Mas precisava mesmo escrever tudo isso...













Nenhum comentário:

Postar um comentário